PRIMAVERA E HOLAMBRA


Um dos Portais de HolambraSetembro chega e com ele chega a Primavera, anunciada pela famosa festa das flores que nos oferece a cidade de Holambra.
É mais uma edição da Expoflora, a maior feira de flores e plantas ornamentais da América Latina, quando perto de 30 mil pessoas vão passear naquela cidade entre os dias 3 e 21 de setembro, das 9 às 19 horas. Consulte a sua Agência de Viagens. Sempre são oferecidas inúmeras excursões partindo de diversas cidades. Aproveite a ocasião.





CRUZEIROS MARÍTIMOS


MSC OrchestraNesta temporada de Cruzeiros Marítimos que está por iniciar, o primeiro navio a chegar ao Brasil é o charmoso “MSC Armonia”, um dos navios que estarão por aqui pertencentes à “MSC Cruzeiros Marítimos”.
Ele vai sair de Veneza, na Itália, no dia 20 de setembro e, depois de 18 noites em alto mar, chegará ao porto de Santos de onde fará inúmeros mini cruzeiros até Ubatuba, Ilhabela e vários outros portos em passeios de 3 a 9 noites, e com mordomia total.
Na temporada passada Ilhabela foi visitada por 300 mil turistas que desembarcaram dos diversos navios que ali aportaram e, com eles foram deixados na cidade cerca de 30 milhões de reais.
Nesta temporada teremos 20 navios singrando pelas costas do país, parando em 21 cidades brasileiras em mais de 400 roteiros, e a expectativa é que alcancem 884 mil cruzeiristas até maio de 2011.
Além de satisfazer os prazeres desejados pelos passageiros, este segmento turístico gera muitos empregos e renda para o desenvolvimento das cidades e cercanias onde os navios aportam.


ROTA DA BOCAINA EM 4x4


Conforme aqui previmos semanas atrás, foi um sucesso a primeira edição da ‘Rota da Bocaina’ realizada pela ‘Equipe Off Road’, e que teve por base a boa cidade de São José do Barreiro, região do ‘Vale Histórico Paulista’, com o apoio da Fazenda São Francisco, do Hotel Porto da Bocaina e da Secretaria de Turismo local.
O evento foi fruto da parceria da “Equipe Mundo Off Road” e a AMITur, por convênio firmado no início do ano, e que visa criar atrativo turístico nas cidades onde seja possível o aproveitamento de locais favoráveis “fora de estrada” para a realização desse tipo de atração com veículos de tração nas quatro rodas.
A próxima ação será em Ilha Comprida. O Diretor Consultivo da AMITur para cuidar disso é o especialista no assunto, Ronald Ataulo. Candidate a sua cidade: amitur.sp@uol.com.br


SEMINÁRIO EM VOTORANTIM


Com o objetivo de discutir temas importantes para o desenvolvimento do Turismo Rural será realizado no dia 17 de setembro, no Auditório Municipal da cidade de Votorantim, um seminário destinado aos proprietários rurais, universitários e docentes da área de turismo e aos alunos do Programa de Turismo Rural do Senar-SP.
Também haverá um espaço para apresentação dos bons exemplos de proprietários rurais que colocaram referido programa em prática nas suas propriedades. Vale conferir. É necessário fazer a sua inscrição até o dia 10 de setembro (15) 3231-3777.


BARUERI  ONTEM E HOJE


Como inúmeras cidades da sua região, as missões jesuíticas é que deram origem à cidade de Barueri. Em 1560 existia o “Aldeamento de Baruery” fundado pelo Padre José de Anchieta. Cresceu e se tornou um dos mais importantes aldeamentos do Brasil Colônia.
Em 1875 ganhou a sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas, uma rota obrigatória. Mas, continuou uma pequena cidade até a década de 80.
Uma histórica e marcante política fiscal, com violenta redução de impostos, transformou-a numa grande cidade com perto de 300 mil habitantes e com progresso e modernidade em todos os setores.
Barueri faz parte do circuito turístico “Taypa de Pilão”, composto de bens tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional e que representam o período de colonização ao redor de São Paulo de Piratininga. O departamento de Turismo oferece outras informações (11) 4199-1605.


SÃO FRANCISCO XAVIER


Vamos aqui abordar um Distrito que tem ares de uma cidade turística de montanha. Era uma vila, em 1892, que servia de rota para tropeiros em plena Serra da Mantiqueira e que até hoje conserva muitas das suas tradições folclóricas. Mais de 20 boas Pousadas estão à sua disposição.
Várias trilhas em áreas de preservação, diversas cachoeiras, rampas de vôo livre, canoagem, etc. sempre com a orientação de Guias credenciados que levam você aos pontos mais bonitos daquela região montanhosa. Dista da Capital apenas 138 km. Informações no Centro de Apoio ao Turista: (12) 3926-1279.


FAÇA PARTE DA AMITur


Você pode fazer parte da Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico. Você pode tornar-se um associado participante e colaborar com o desenvolvimento econômico e social das nossas cidades interioranas. Escreva para amitur@amitur.org.br

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –31/08/2010)