BOITUVA (SP)

Em dias ensolarados, Boituva (SP) é a primeira opção. Desde os primórdios, a área do município de Boituva era considerada linda, com belas colinas e clima agradável.
Em 1883, a Estrada de Ferro Sorocabana construiu ali a estação ferroviária e suas dependências, dando início ao seu crescimento.
Mas, o município só foi instalado mesmo em 1938.
Nos dias atuais Boituva é a capital do paraquedismo e do balonismo.
A sua prefeitura mostra elogiável cuidado com detalhes que merecem o nosso registro, como é o caso de uma alameda para a qual houve seleção de oito grafiteiros para suas pinturas, dando vida ao que chamam: 'Alameda das Artes'.
Esse projeto será executado nos dias 12 e 13 de fevereiro.
Parabéns para aquela prefeitura e ao autor da boa ideia.

Na foto: Em dias ensolarados, Boituva (SP) é a primeira opção

ILHABELA (SP)

Ilhabela tem praias bonitas e atrativas.Na verdade, este é um dos raros municípios-arquipélagos do Brasil.
Além da ilha principal, o município é composto por outras 18 ilhas e ilhotas.
Localiza-se no litoral norte a 210 km da capital paulistana.
Pesquisas arqueológicas mostram pelo menos quatro das ilhas do arquipélago já habitadas muito antes da descoberta de Cabral.
Os primeiros habitantes foram pescadores que viviam em acampamentos a céu aberto perto de suas praias e baías.
As coleções de conchas, frutos do mar e cerâmicas deixados por eles são os únicos vestígios dos quais os arqueólogos dispõem para estudá-los.

Na foto: Ilhabela tem praias bonitas e atrativas.

PRAIAS CONVIDATIVAS

Praia do Pequeá, em Ilhabela (SP).  Foto Marcel Carsono.Hoje, a maior parte da cidade de Ilhabela é preservada pelo Parque Estadual, sendo uma das maiores reservas de Mata Atlântica do Mundo.
Segundo Luciane Leite, sua eficiente Secretária de Turismo: "- Ilhabela é um paraíso rico em biodiversidade, repleto de cachoeiras e com mais de 390 espécies de aves" - ela diz e continua – "Ilhabela é um santuário natural de preservação da vida. Por isso, parabenizo e agradeço a todos que trabalham, visitam e ajudam a cuidar de tanta beleza".
Quando possível, programe você também uma estada em Ilhabela.

Na foto: Praia do Pequeá, em Ilhabela (SP). Foto Marcel Carsono.

PRESIDÊNCIA DO COMTUR

Michele Aparecida da Silva Netto. Ser presidente de um Conselho Municipal de Turismo não é coisa fácil como pode parecer à primeira vista.
Requer um sábio comando de suas reuniões, manter a sua independência, ter um eficiente relacionamento com os órgãos da sua prefeitura e, principalmente, obter bons resultados nos relacionamentos com pessoas e órgãos da iniciativa privada e/ou governamentais do Estado.
A AMITur mantém uma equipe encarregada de acompanhar os trabalhos desses Conselhos e, terminando o levantamento feito em 2021, houve por bem destacar aquela que mais mereceu ser homenageada na abertura do próximo Congresso do Turismo Paulista, ou seja, a Michel Aparecida da Silva Netto, presidente do Comtur da cidade de Cachoeira Paulista, a qual muito fica devendo a ela pelos frutos e laureis que vendo sendo conquistados.

Na foto: Michele Aparecida da Silva Netto.

FLORÍNEA (SP)

Florínea (SP) oferece locais agradáveis.Fazendo divisa com o Estado do Paraná, temos a cidade paulista de Florínea, com sua chamativa "prainha" às margens do rio Paranapanema.
O seu Balneário Municipal tem área para camping, piscina natural, toboágua, praça de alimentação, churrasqueiras e, como oferece esportes náuticos, tem também rampa para barcos.
Florínea, além de ter uma área de preservação ambiental, ainda tem anfiteatro, centro de convenções, pesqueiro, o Parque Tradição e a sua Praça Bíblica.
Quando você estiver pela região visite Florínea.

Na foto: Florínea (SP) oferece locais agradáveis.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –fevereiro 2022)