PRAIAS DE SÃO SEBASTIÃO

Barra do Uma.  Foto Alf Ribeiro.Onde antes do descobrimento os índios tupinambás e os tupiniquins ali habitavam, apenas divididos pela Serra de Boiçucanga, hoje mais de trinta belas praias formam o vasto litoral do município de São Sebastião.
O município tem também ilhas e cachoeiras.
Mata Atlântica de um lado e formoso mar azul de outro.
Bons hotéis, pousadas e campings, aliados a bons restaurantes, pizzarias, sorveterias, cafés etc. O que mais querer?
Agências e Guias locais são aconselháveis para você não perder tempo e conhecer os diversos pontos turísticos da cidade.

Na foto de Alf Ribeiro: Barra do Uma.

AMERICANA (SP)

Portal de Americana.  Foto Paulo Li.A cidade de Americana, localizada junto à Via Anhanguera, proporciona interessantes passeios, além de ser importante centro têxtil, possuindo quase 500 fábricas de tecidos e derivados.
Produzem cerca de 150 milhões de metros a cada mês!
Os tecidos trouxeram as bordadeiras e estas o artesanato.
Agora, a cidade de Americana já conta com serviços de gabarito no setor e onde o Turismo pode sobressair-se.
Reconhecida, anos atrás, como prioritária para o desenvolvimento do turismo, Americana ainda não atingiu o ponto desejado ou merecido.

Na foto de Paulo Li: Portal de Americana.

CAPITAL DO RAYON

Agradável Casa da Cultura de Americana.  Foto Paulo Li.A cidade de Americana destaca em sua história a imigração norte americana na agricultura após 1865.
Já em 1887 vieram os imigrantes italianos na lavoura e na indústria têxtil. Depois vieram os alemães com sua mão de obra especializada.
A partir de 1930 muitas pequenas empresas têxteis começaram a caracterizar aquela cidade a qual, assim, passou a ser conhecida como a 'Capital do Rayon'.
Um vasto e rico arquivo de documentos oficiais, com a inauguração da Estação Ferroviária pelo Imperador Pedro II, entre outros, tudo está à disposição de estudantes e historiadores em exposição permanente.

Na foto de Paulo Li: Agradável Casa da Cultura de Americana.

A ROTUNDA DE CRUZEIRO (SP)

A Rotunda de Cruzeiro (SP). Cruzeiro é município localizado no cone leste paulista, onde era o trecho da Estrada Real, caminho entre Minas Gerais e Paraty, por onde passavam as expedições para a exploração do nosso ouro com destino à corte de Portugal.
Não só foi um trecho obrigatório, como um ponto de interligação entre três Estados, fato decisivo para a consolidação do núcleo urbano que se formou.
Na época, a Estrada de Ferro Central do Brasil deu grande importância ao lugar, tendo até sido construída uma "Rotunda", um tipo de garagem para quinze locomotivas numa construção de 1930 em forma de semicírculo.
Hoje em dia, ações de cultura são realizadas no local, sendo um dos atrativos da cidade de Cruzeiro.

Na foto: A Rotunda de Cruzeiro (SP).

O SOLAR DE LORENA (SP)

Solar Conde Moreira Lima, em Lorena (SP).  Foto Gazeta Imperial.O Solar de Lorena, de grandes proporções, foi feito de taipa de pilão no ano de 1852 e dotado dos mais finos materiais importados na época.
É considerada uma das construções antigas mais bela de todo o Vale do Paraíba.
Famoso, igualmente, por hospedar o Imperador Dom Pedro II, a Princesa Isabel e o conde D'Eu.
Foi tombado pelo Condephaat.
Assim é o Solar do Conde Moreira Lima, em Lorena.
Hoje, no local, estão o Museu Municipal, a sala Euclides da Cunha, a Casa da Cultura e a Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
O conde foi um dos maiores produtores de café daquela região.
O Solar é um dos atrativos turísticos da cidade de Lorena.
Anote para visitar Lorena numa primeira oportunidade.

Na foto da Gazeta Imperial: Solar Conde Moreira Lima, em Lorena (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –fevereiro 2022)