A ESQUADRILHA DA FUMAÇA

A Esquadrilha da Fumaça é baseada em Pirassununga (SP).Geralmente são sete aeronaves com as cores da nossa bandeira deixando rastros desenhados no céu, às vezes com manobras perigosas.
Seus pilotos são profissionais altamente preparados. E, por isso, eles nos proporcionam manobras arrojadas e emocionantes.
O seu 'quartel geral' na aconchegante cidade de Pirassununga está bem-preparado para receber grupo de turistas previamente agendados.
O show aéreo que a 'Esquadrilha da Fumaça' pode nos proporcionar são públicas, totalmente gratuitas e de caráter institucional.
Visite Pirassununga e conheça seus outros atrativos.

Na foto: A Esquadrilha da Fumaça é baseada em Pirassununga (SP).

ALTINÓPOLIS (SP)

Jardim das Esculturas, em Altinópolis.  Foto Ken Chu. Eis uma cidade repleta de esculturas de alto valor a céu aberto em suas ruas e praças.
São obras magistrais de Bassano Vaccarini, famoso artista plástico que ali deixou um monumental conjunto de suas obras, e marcando Altinópolis como uma cidade de arte, aliada com a natureza e aventura por suas belezas locais.
Com infraestrutura urbana eficiente, de boa qualidade, Altinópolis está a 1.000m de altitude, portanto clima de montanha agradável o ano todo.
Em suas paisagens destacam-se 35 cachoeiras e 10 grutas.
Hotéis, pousadas e restaurantes dão suporte às visitações que podem ser orientadas por uma das Agências de Turismo sediadas na cidade.
Até porque ainda tem o Parque Ecológico, Parque da Lagoa, Parque da Santa Cruz, o Mirante e o Jardim das Esculturas. Visite.

Na foto de Ken Chu: Jardim das Esculturas, em Altinópolis.

ECOLÓGICA PIRACAIA (SP).

Parque Ecológico de Piracaia (SP).  Foto Elias Gomes. Se você ainda não comeu a famosa 'Truta de Piracaia', então precisa se apressar para saboreá-la e aproveitar para gostar do Turismo Ecológico em Piracaia e conhecer aquela cidade.
Tem prédios centenários e a sua igreja matriz tem muita beleza, com o seu teto retratando toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana. Desde o apóstolo São Pedro até o Papa Bento XVII todos eles lá estão em pinturas. São 265 Papas retratados!
Mas, é a natureza em Piracaia o que mais impressiona, oferecendo várias opções de lazer, de turismo de aventura, trilhas para caminhadas em cenários deslumbrantes, corredeiras, cachoeiras, represas etc.

Na foto de Elias Gomes: Parque Ecológico de Piracaia (SP)

O BOM RECEPTIVO

Entenda a sua responsabilidade ao receber.Os profissionais da área já sabem da importância do bem receber.
Por sua vez, os que entram agora no setor do Turismo já devem ter ouvido a respeito.
Mas, principalmente, são as autoridades e os líderes de segmentos os que precisam tomar boa nota disso.
Como em qualquer profissão, no Turismo também o objetivo é ganhar dinheiro honestamente.
O que nos preocupa para atingirmos tal meta é a necessidade de se investir em qualificação profissional das pessoas que recebem turistas em suas cidades.

Na foto: Entenda a sua responsabilidade ao receber

E AS NECESSIDADES ESPECIAIS?

Pense nos outros como se fosse para você. Pois é!
Muita gente esquece de quem necessita de necessidades especiais por mobilidade reduzida. Ponha-se no lugar deles! (Amanhã, não poderá ser você um deles?).
As limitações dessas pessoas não devem ser ignoradas.
Para as prefeituras fica a responsabilidade de fazer cumprir a Lei já existente sobre o assunto.
Aos empresários cabe a responsabilidade de não esquecer de detalhe algum em seus estabelecimentos e, simplesmente, agir.
E tem mais: De nada adianta adaptar o local se os funcionários que lá trabalham não sabem lidar com tais pessoas.
Os que recepcionam turistas devem refletir e adotar providências.

Na foto: Pense nos outros como se fosse para você.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –março 2022)