SÃO MANUEL (SP)

Áreas agradáveis em São Manuel.Localizada a 257 km da capital paulistana e alcançada por excelentes rodovias, temos a cidade de São Manuel
O povoamento do atual território de São Manuel deu-se antes de 1850, e suas terras eram, em geral, provenientes de posses registradas de acordo com a lei da época, havendo também algumas sesmarias.
A cidade cresceu, sendo hoje agradável, completa e acolhedora.
Tanto ainda mantém retretas no seu coreto central, como dispõe de Turismo Náutico, paragliders e rapel.
Terra de Laudo Natel, nosso ótimo governador por duas vezes.
A eficiente Diretoria de Turismo daquela prefeitura está à disposição para demais informações (14) 3841-4800.

Na foto: Áreas agradáveis em São Manuel.

CONHEÇA AREALVA (SP)

Cidade de Arealva (SP).  A cidade de Arealva, surgida em 1867, está localizada no Centro do Estado paulista às margens do Rio Tietê.
O nome veio de suas praias (areia alva).
O Município conserva ainda hoje a característica tipicamente rural, com sua hospitalidade e tranquilidade.
A Igreja Santa Catarina de Alexandria e a Praça da Matriz são consideradas cartões postais e marcos fundamentais, localizadas no centro da cidade, e onde pode ser constatado esse ambiente tranquilo.
A vocação turística começa por estar às margens do Rio Tietê de fácil acesso, além dos seus recursos e belezas naturais.
Na área rural de Arealva estão seus outros atrativos, destacando-se a pesca, o turismo equestre, campings etc.

Na foto: Cidade de Arealva (SP).

ORQUIDÁRIIO EM AREALVA

Orquidário de Arealva, vale visitar, Inúmeras espécies de orquídeas você encontra no Orquidário de Arealva, um paraíso de flores, inclusive exportadas.
Um lugar agradável e convidativo, para deleite dos apreciadores da beleza e do frescor das flores.
O orquidário concorre com outros potenciais turísticos da cidade, tais como a sua praia municipal, ribeirão com natureza preservada, pesqueiros, Centro de Lazer, área arborizadas, 25 quiosques com churrasqueira, pia, pontos de luz, estacionamento, duchas, estaleiros para pesca, píer para banhistas e pesca, rampa para embarque e desembarque de embarcações, sanitários e área para camping.
Programe uma visita em Arealva.

Na foto: Orquidário de Arealva, vale visitar,

CASA DA CULTURA

Casa da Cultura, em Vargem Grande do SulNum prédio histórico de Vargem Grande do Sul está instalada a sua Casa da Cultura.
O local abriga importante Centro de Memória, composto de Sala de Exposição Itinerante, Salas de Acervo Permanente, Sala dos Imigrantes, Cozinha das Fazendas de Café e Auditório com capacidade para 100 pessoas, devidamente acomodadas.
Ali, diversas palestras e oficinas culturais são realizadas durante o ano, além das visitas monitoradas feitas com os alunos da rede pública e particular recebendo assim, em média, 2.500 pessoas por ano.

Na foto: Casa da Cultura, em Vargem Grande do Sul.

ZOOLÓGICO INTERESSANTE

Zoológico Municipal. Foto Adriano Moraes.Numa área de Mata Virgem pertencente à Mata Atlântica, e junto ao Bosque Municipal de Vargem Grande do Sul, está instalado o Zoológico daquela cidade.
Possui amplas instalações, com 161 animais de 28 espécies diferente, tais como araras, tucanos, papagaios, além de mamíferos como Macacos Bugios, Prego e Sagüi Tufo Preto.
Os animais recebem dos profissionais responsáveis cuidados e alimentação balanceada e onde a conscientização ambiental é trabalhada neste espaço através de visitas monitoradas.
Visite Vargem Grande do Sul.

Na foto de Adriano Moraes: Zoológico Municipal.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – fevereiro/2024)