A ATUANTE AMITE

O_Theatro_em_noite_de_espetculo._Foto_FritzQualquer pessoa que vá até a região de São João de Boa Vista para qualquer finalidade deve aproveitar e curtir o seu Theatro Municipal, eis que por certo sempre encontrará um espetáculo em cartaz, tal é a eficiência da Amite, uma associação instituída por Lei Municipal e constituída para administrar aquele teatro.
A Amite cumpre de forma elogiável as suas atribuições promovendo a popularização do teatro com uma agenda lotada todos os meses, assim popularizando a arte e a cultura. Há uma parceria com entidades culturais e com o Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura.
Embora sem vínculo com a Prefeitura, esta última se esmera na manutenção da parte física e estrutural do prédio, o qual foi todo restaurado e é uma beleza por fora e por dentro. A Amite tem 350 associados contribuintes, cuja mensalidade é descontada quando da compra dos ingressos e quando o espetáculo não é grátis.
Trata-se de um bom exemplo a ser copiado sem nenhum pudor.

 

A HISTÓRIA DO THEATRO

Tal_qual_nos_velhos_tempos._Foto_FritzInaugurado em 1914, o prédio importou da Europa toda a estrutura metálica, inclusive a sustentação dos mezaninos. Duas décadas depois, com a queda da freqüência por vários fatores, o prédio serviu para rinque de patinação, para cinema e voltando a ser teatro, até com a apresentação de gente famosa como o Maestro Villa Lobos.
Depois, o prédio chegou a receber reclamações até de Dercy Gonçalves. Foi tombado pelo Condephaat em 1981, quando a Prefeitura restaurou e comprou uma parte do prédio (o resto comprado em 1984). Hoje se apresenta belo e imponente para o orgulho da cidade, muito bem cuidado e, melhor ainda, muito bem aproveitado. Vale a sua visita.

TROPEIRO BRASIL

Festa_do_Tropeiro_em_Silveiras_SPMonumento_aos_Tropeiros_Lages_SC_Foto_de_Lysandro_LimaNeste fim de semana está sendo lançado no Paraná pelo incansável Carlos Solera o Projeto Tropeiro Brasil que, entre outras coisas, busca a Declaratória de Homem Tropeiro Brasileiro como Patrimônio Cultural da Humanidade por parte da Unesco. Solera vem lutando por isso faz mais de três anos.
O evento está incluindo a assinatura de um convênio com a Universidade de Girona, da Catalunya (Espanha). E Carlos Solera acrescenta: "- É uma das mais conceituada casa de ensino européia e que estabelece uma conexão cultural e educacional com o mercado internacional." O tropeirismo de São Paulo e de Minas Geais, ambos de importante história, se farão presentes.

FESTAS E FÉRIAS

Aproximando-se a época das férias de verão, o turista previdente aproveita os dias atuais para deixar tudo bem tratado e devidamente reservado. Muitas das opções hoje oferecidas podem estar totalmente vendidas nos próximos dias. As melhores opções são as que primeiro lotam e, assim, o retardatário apenas ficará "a ver navios".
O seu bom Agente de Viagens, a esta "altura do campeonato", já deve ter todas as opções de viagens para você escolher qual aquela que melhor preenche os seus desejos. Seja por terra, ar ou mar, sempre haverá várias opções. Até para diferentes tamanhos de bolsos. Mas, o que importa é você preparar as malas e mudar de ares, conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas. Aproveite a vida! Mexa-se!

NOVOS DESTINOS

Se bem que os destinos tradicionais sempre foram sonhados por muita gente e mereçam ser visitados, agora é uma boa ocasião para você estudar destinos e roteiros novos, lugares interessantes e bonitos e que podem estar a uma distância menor e a um custo menor.
O que tem acontecido ultimamente é que surgiram ótimos hotéis por todo nosso Interior, modernos, bem construídos e visando o conforto dos turistas atuais. E muitas cidades se mobilizaram para implantar e melhorar os seus atrativos turísticos, através de suas prefeituras e de seus Conselhos de Turismo.

NOVAS OPORTUNIDADES

O Estado de São Paulo possui estradas modernas e bem cuidadas. Apesar de recomendarmos viajar em uma excursão programada por uma Agência, nossas estradas oferecem o que de melhor há no país em termos de infra-estrutura para você ir com seu próprio carro.
Com um mapa rodoviário à mão, você poderá se deslocar para qualquer lado do nosso Estado. E em todas as direções você encontrará bons hotéis, bons restaurantes e um bom atendimento.
Hoje em dia, você perceberá a preocupação do pessoal local em bem atender ao visitante e, em várias cidades já está implantado um sistema de Postos de Informações Turísticas.

SAIA DA TOCA!

Com toda a certeza, você vai se surpreender favoravelmente com as coisas boas das cidades de todo o Estado de São Paulo. Muita coisa nova foi construída em lugares que você já esteve um dia.
Até as famosas noitadas em chopperias e casas noturnas ou de shows são comuns na maioria das nossas boas cidades interioranas e litorâneas. Todas repletas de gente bonita, cheia de vida e de alegria! É um novo milênio que merecemos aproveitar.
Saia da mesmice! Saia da toca!

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –16/11/2010)