Clique nas fotos para ampliar.

NOTAS DO TURISMO PAULISTA, public adas de 6 a 8 de setemebro de 2024

ROTAS DO VINHO

Foto Via Vini.O Governo do Estado de São Paulo, com destaque para o Secretário do Turismo, Roberto de Lucena, e outras Secretarias lançaram de forma ordenada as "Rotas do Vinho de São Paulo".
Se a viticultura paulista existia, ela não estava devidamente organizada e muito menos bem conhecida como merecem.
Agora, de forma exemplar, as vinícolas estão catalogadas em Rotas bem estruturadas, algumas até coincidindo com o "Sabor São Paulo", outro programa vencedor no Turismo paulista.
Conheça cada uma das seis Rotas inicialmente criadas.

Foto Via Vini.

ROTA CIRCUITO DAS FRUTAS

Uva Niágara Rosada de Jundiahy.Com 19 vinícolas e adegas essa região. já destacada por sua variedade de frutas, agora merece o registro da produção de vinhos desde os mais frescos e frutados, até os mais complexos e encorpados como consta de sua divulgação.
E por ser a região mais conhecida como boa produtora da uva Niágara Rosada, destaca a qualidade e a especificidade das uvas ali cultivada.
As cidades dessa rota são: Jundiaí, Amparo, Indaiatuba, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

Na foto: Uva Niágara Rosada de Jundiahy.

ROTA BANDEIRANTES

Cidade de São Roque (SP)Trata-se de uma região historicamente importante, com tradição marcada pela influência das colônias italianas e portuguesas, resultando numa interessante diversidade.
São 16 tipos de vinhos desde pequenos produtores familiares e artesanais como, também, produzidos por marcas consagradas e com rótulos premiados.
Essa rota tem o domínio total de São Roque, lembrando que toda a região tem inúmeros atrativos turísticos e, assim, tornando-a altamente turística.

Na foto: Cidade de São Roque (SP).

ROTA SERRA DOS ENCONTROS

Vinícola Guaspari, Espírito Santo do Pinhal (SP).Treze casas e vinícolas compõem essa rota em parte da Serra da Mantiqueira conhecida pela qualidade ímpar dos seus vinhos, e em cujo clima frio torna-se ideal para o cultivo de uvas que requerem condições específicas.
As vinícolas são reconhecidas pelos seus vinhos sofisticados e premiados e, também pelo compromisso com práticas sustentáveis e inovadoras.
Essa rota ainda oferece tours educativos destacando conhecer as técnicas adotadas e o manejo ecológico dos vinhedos nas cidades de Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e Itobi.

Na foto: Vinícola Guaspari, Espírito Santo do Pinhal (SP).

OUTRAS ROTAS

Visite um Parreiral.A Rota Alto da Mantiqueira, com seis vinícolas e em altitude elevada, cria condições para a produção de vinhos de alta qualidade, destacando os vinhos brancos e espumantes, os quais apresentam frescor e elegância notáveis. As cidades são: Campos do Jordão. São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, Sapucaia Mirim e Águas da Prata.
A Rota Alta Mogiana conhecida pela produção de cafés de alta qualidade, vem se destacando também como importante polo vitivinícola, com vinhos encorpado e aromáticos. São 4 vinícolas nas cidades de Ribeirão Preto, Cravinhos, Ituverava e Franca.
A Rota Eno-Destinos de São Paulo representa um conjunto de vinícolas. Estas são dispersas pelo Estado, cada uma com o seu charme e com qualidade de bom vinho. São sete vinícolas nas cidades de Ribeirão Branco, Bofete, São Miguel Arcanjo, Leme, Piracicaba entre outras.

Na foto: Visite um Parreiral

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – setembro/2024)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região