Clique nas fotos para ampliar.

NOTAS DO TURISMO PAULISTA, publicadas de 20 a 22 de setembro de 2024.

TAMBAÚ & DONIZETTI

Fonte Luminosa em Tambaú (SP). Foto Adelmo Carneti.Os dois nomes não se confundem, mas quando um é citado logo o outro é lembrado.
Mormente para aqueles com mais idade, da época em que o Padre Donizetti era vivo.
Naqueles idos, era tamanha a quantidade de ônibus para Tambaú que chegava a causar congestionamento nas rodovias.
Todos eles transportavam romeiros em busca da bênção do Padre Donizetti, pois muitos milagres na ocasião foram noticiados.
Assim, o cacoete de receber visitantes com amizade e gentilezas deram fama à cidade de boa receptiva, a qual dura até hoje e que, também, é um dos fatores que ajudou transformá-la com o título de "Município de Interesse Turístico".

Na foto de Adelmo Carneti: Fonte Luminosa em Tambaú (SP).

DURANTE A MADRUGADA

Museu Histórico de Tambaú (SP). Foto Adelmo Carneti. Donizetti nasceu na cidade de Cássia (MG).
Ele foi Padre em Campinas e em Vargem Grande do Sul antes de se tornar o Vigário de Tambaú de 1926 até 1961.
A casa dele, em Tambaú hoje é um Museu
O processo de beatificação do Padre Donizetti teve início com a exumação (em sigilo) dos seus restos mortais na madrugada do dia 8 de maio de 2009, e na presença de um Frei Postulador que veio de Roma especialmente para elaborar o tal processo.
Depois foram trasladados para o mausoléu do santuário da Igreja encerrando, assim, a parte inicial que se reclamava há anos.
Porém, os responsáveis por tal beatificação ou santificação ainda andam a passos de tartaruga...

Na foto de Adelmo Carneti: Museu Histórico de Tambaú (SP).

UM TRABALHO ELOGIADO

Cíntia Müller Araújo, AMITur.Cíntia Möller Araújo realizou uma série de estudos sobre Conselhos Municipais de Turismo já que, além de professora universitária, ela é especialista em Empreendedorismo, Gestão de Empresas, Marketing, Economia do Turismo, Análise e Elaboração de Projetos.
Um dos seus excelentes trabalhos foi baseado no Comtur da Estância de Socorro, o qual é uma referência em termos de fórum participativo no Estado de São Paulo, no campo do Turismo.
Destacamos uma das declarações da Professora Cíntia que registrou "- Estamos em face de uma sociedade civil cujos cidadãos conseguem, progressivamente, entender a importância de se organizar, com o fito de melhor vocalizar as suas demandas"
E Cíntia acrescenta: "- Vários grupos, os quais, no passado, estavam alheios às mudanças e às flutuações ocorridas no contexto, começam a exercitar seus direitos e capacidades, sobretudo no que concerne à formulação de pontos de vistas dinâmicos e à avaliação da qualidade de suas escolhas".

Na foto: Cíntia Müller Araújo, AMITur.

BONDE TURÍSTICO

Bonde turístico de Santos (SP).  Foto Ken Chu."-Não basta só andar de bonde turístico em Santos. É preciso ouvir todas as explicações que os Guias vão desfiando pelo caminho". Assim nos disse a jornalista de Santos, Amélia Fernandez, que arrematou:
"-Não basta só ouvir esses Guias. O melhor é descer para verificar de perto algumas das atrações do trajeto, ao longo do qual encontramos cerca de 40 pontos de interesse turístico, histórico e cultural.
Estas recomendações são para os passageiros da 'Linha Turística' do já famoso 'Bonde de Santos', com dois pontos de parada, além do ponto inicial na Praça Mauá.
Ah! E não tem graça alguma você estar ali na Praça Mauá e não saborear os pastéis mágicos do 'Bar do Carioca'. São os melhores do Brasil, sejam com um 'pingado', sejam por uma 'geladinha'.

Na foto de Ken Chu: Bonde turístico de Santos (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – setembro/2024)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região