NINHO DO TREM BALA
A estação paulistana dos Trens de Alta Velocidade (T.A.V.) será construída onde hoje está o Campo de Marte. É de onde sairão os Trens Bala com destino ao Rio de Janeiro e Campinas.
Em outra parte do local, os pousos e decolagens de aviões executivos vão dar lugar à ampliação dos pavilhões de exposição do Anhembi, como nós pedíamos no Comtur da Capital vinte anos atrás e como continua sendo cada vez mais necessário.
No Campo de Marte ainda sobrará espaço para abrigar o vai-e-vem dos helicópteros, já que temos uma das maiores frotas do mundo. Também haverá um projetado parque público para shows e outras manifestações populares.
A área sempre pertencia à prefeitura paulistana, a qual a emprestou à Aeronáutica em 1920. Esta última vinha “fazendo doce” para nos devolver. Agora, é chegada a vez de o progresso dar mais um de seus passos na capital paulistana.

DIRETORIA DA AMITur
Foi eleita a nova Diretoria Executiva da AMITur, a Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, de âmbito nacional, para o perído 2009/2012, e ficou assim constituída: Presidente Jarbas Favoretto; Vice Presidente Ademir Sebastião Pedro de Souza (de Franca); Vice Presidente Nelson Miguel Maffei, (São Carlos); Suzi Camargo, da Conteúdo Brasil, na Tesouraria; e Nelson Carrano Torres, (Piracicaba) na Secretaria Geral.
Também foram eleitos: 56 Diretores Consultivos (um para cada segmento do Turismo): 60 Conselheiros no Estado de São Paulo (um para cada Núcleo de Turismo), outros 32 para os demais Estados brasileiros e mais 12 Conselheiros internacionais para cuidar das permutas. 

PARA TURISMO RURAL
A Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural em conjunto com o setor agropecuário vem realizando estudos sobre a atividade de turismo rural dentro do Estado e as suas perspectivas de crescimento.
A conclusão é óbvia: Existe o interesse da sociedade que vive nos centros urbanos, cada vez mais, pela busca do lazer, do turismo e da diversão junto ao espaço rural.
Visando a promoção desse segmento, bem como apoiar os produtores rurais, proporcionando aumento da sua renda familiar, referida Câmara solicitou a criação de uma linha de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista e do Banco de Agronegócio Familiar (Feap/Banagro) que venha atender ao Turismo Rural.

O ENQUADRAMENTO
Para se enquadrar como ‘Turismo Rural’ é preciso ser entendido como uma atividade essencialmente familiar que pode ser praticada nas propriedades rurais, onde o visitante tem a oportunidade de acompanhar o processo de produção do alimento, e onde podem ser oferecidos vários produtos, tais como: geléias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, leite, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores, etc.
Algumas propriedades também produzem legumes e verduras e outras se dedicam à pesca, cavalgadas e artesanatos. A Lei diz que: "O Turismo Rural é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade".

O FINANCIAMENTO
Para o que estamos aqui informando poderão ser financiados itens necessários à adequação do espaço para visitação pública, desde que os mesmos agreguem valor aos produtos agropecuários produzidos nas propriedades rurais.
O financiamento poderá ser de até 40 mil reais ao produtor. Ele terá 5 anos para pagar depois da carência de 2 anos. E a taxa será de apenas 3% ao ano. Não são contemplados itens como: animais, veículos e utilitários, móveis, utensílios e eletrodomésticos.    

CULTURA CAIPIRA
Com o apôio do Sebrae-SP e do Instituto Nova Cidadania, mais um importante passo foi dado para a viabilização do “Circuito Turístico Cultura Caipira” envolvendo nove cidades. São elas: Taubaté, Paraibuna, Lagoinha, São Luiz de Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Caçapava, Jambeiro e Tremembé.
A presidente do Instituto, Jordana Mercado, anunciou que o Sebrae-SP vai colaborar com 50% da verba necessária e que o restante será captado dentre os 437 empresários que já aderiram ao projeto.
Marimar Guidorzi de Paula, gerente regional do Sebrae de São José dos Campos confirmou a visita de consultores nas prefeituras para adequação dos atrativos e o aumento da oferta de leitos e refeições. É o Sebrae trabalhando.

A NOVIÇA REBELDE
Há meio século, foi montado o musical ‘A Noviça Rebelde’ (The Sound of Music).
O sucesso estrondoso da produção ganhou vários prêmios teatrais e marcou o início de uma carreira sem precedentes para a história de amor entre a jovem noviça e o capitão viúvo, pai de sete filhos.
Além da célebre versão cinematográfica de 1965, premiada com 5 Oscars, fizeram mais de uma centena de montagens nos cinco continentes.   
Depois de uma estreia bem-sucedida na Capital, o musical mais popular de todos os tempos faz agora nova temporada em São Paulo. Os espetáculos acontecem das quintasfeiras aos domingos aos preços de $30,00 e $60,00. Vendas para grupos pelo telefone (11) 3437-5308.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 17/08/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".