Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista de 24 a 27 de março de 2011
SALÃO SÃO PAULO DE TURISMO
Reserve hoje mesmo o espaço da sua cidade na próxima exposição das melhores cidades paulistas, no Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista, na capital paulistana, e que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2011.
Será a décima edição e, desde a primeira, muitas das cidades que ali se apresentaram progrediram nos segmentos do turismo. Cidades que não sabiam aproveitar o seu potencial aprenderam as vantagens do aumento do fluxo de visitantes em suas cidades. Algumas se tornaram Estâncias como foi o caso de Piraju, Santa Fé do Sul e outras.
É uma exposição que leva o carinho da equipe da 'Conteúdo Brasil Feiras e Eventos' comandada por Suzi Camargo, e que está à sua disposição nos fones (11) 2532-2495 e 2069-9058. As nossas cidades precisam aproveitar essa oportunidade criada para elas mesmas.
O NOSSO CAMINHO DA FÉ
Esse é um programa criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes as necessárias pousadas e pontos de apoio.
A criação ocorreu em 2003. Foi inspirado no conhecido caminho espanhol. Assim, um grupo de amigos acolheu a idéia e iniciaram os primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha para os peregrinos.
Inicialmente o trajeto (de 497 km) partia de Águas da Prata, privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino até a cidade de Aparecida. A maior parte do percurso atravessa a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
AS MUITAS OPÇÕES
Tal qual acontece na Espanha (Compostela), o nosso Caminho da Fé também dispõe de várias opções para o seu início. Pode ser iniciado em Cravinhos, Santa Rosa do Viterbo, São Carlos, Descalvado, Tambaú, Franca, Mococa, São Sebastião da Grama, São João da Boa Vista, São Simão, e algumas cidades mineiras.
Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando a sua fé, observando a natureza privilegiada, e superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que ele necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo. Informe-se pelo fone: (19) 3642-2751, das 11h às 20h.
CIDADE DAS BRISAS SUAVES
Uma cidade da região noroeste do Estado de São Paulo que começa despontar no turismo, também conhecida como a Cidade das Brisas Suaves, é a cidade de Votuporanga, uma das mais promissoras daquela região que aos poucos vai sendo descoberta pelos turistas.
A cidade possui toda infraestrutura necessária para grandes empreendimentos e tem diversidade cultural gerando o turismo de lazer durante todo o ano. Dotada de excelente hotel e de um Departamento de Turismo da sua Prefeitura que atende ao mais exigente visitante. Visite e aproveite as delícias de Votuporanga.
PARA RECEBER EXCURSÕES
O que uma cidade precisa saber para receber excursões? O que ela precisa estar preparada para fazer? Pensando nas melhores respostas para tais perguntas, o Congresso do Turismo Paulista foi buscar Aguinaldo Gonçalves Júnior, gerente de operações rodoviárias e rodo aéreas da Operadora 'CVC', uma das mais importantes do país.
Luta-se para incrementar a vinda de turistas para cidades do Interior. Organizam-se os Conselhos, prepara-se o pessoal para bem receber, bem hospedar, bem alimentar. Muito bem! Porém, é preciso cuidar dos detalhes de uma correta recepção. É preciso conhecer os segredos de uma recepção a uma excursão. Sabendo isso, o restante será mais fácil.
Para inscrever-se no Congresso do Turismo Paulista entre no site www.salaospturismo.com.br e registre-se.
ABIH MUITO ATIVA
A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Seção Estado de São Paulo, dentre as suas realizações tem um plano em conjunto com a Secretaria de Estado, visando provocar um maior fluxo de ocupação hoteleira em todo o Estado paulista através de uma linha de financiamento especial em parceria com a antes Nossa Caixa, agora com o Banco do Brasil.
O programa beneficia cerca de um milhão e meio de funcionários públicos estatuais e municipais. Numa segunda fase as facilidades serão estendidas para toda a população.
A ABIH-SP está angariando novos meios de hospedagem como seus associados, até porque vem oferecendo uma série de apoios técnicos e serviços estratégicos para toda categoria. Se você é do ramo de hospedagem consulte as suas vantagens e associe-se: (11) 3285-4193.
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –22/03/2011)
< Anterior | Próximo > |
---|