Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista de 18 a 21 de agosto de 2011

ORATÓRIOS BARROCOS

Para quem aprecia esse tipo de arte, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo está oferecendo uma exposição de "encher os olhos" a partir de agora e até outubro.
Nada menos do que a arte e a devoção na famosa 'Coleção Casa Grande' de Oratórios Barrocos estarão expostas no Museu de Arte Sacra, à Av. Tiradentes 676, próximo da Estação da Luz, em São Paulo.
Aliás, esse Museu é atração o ano todo com um acervo contendo livros raros, prataria, ourivesaria, mobiliário, telas, uma variada coleção de presépios e, até, moedas e medalhas pontifícias desde o século XVI. É um excelente passeio.

O MUSEU DE ARTE SACRA

Museu_de_Arte_Sacra_em_So_PauloSua origem é fruto de um convênio do Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, datado de 1969, ocupando uma ala do Mosteiro de N.S. Imaculada Conceição da Luz. A parte mais antiga foi construída sob orientação de Frei Galvão.
O Museu, que está voltado à preservação, à pesquisa e à exposição, e teve início com Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. A partir de 1907, ele começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República.
Praticamente, todos os escultores conhecidos têm ali as suas obras, inclusive o "Aleijadinho, considerado o maior expoente da arte barroca brasileira. Várias telas também retratam a temática em questão, incluindo-se peças de artistas anônimos. Visite o Museu de Arte Sacra.

EXEMPLO DO MAVSA

Conforto_e_descontrao_para_negcios_ou_lazer._Assim__o_MavsaO Mavsa é um resort fora de série a apenas 90 minutos da capital, na cidade de Cesário Lange. Temos a registrar os esforços do mesmo para com a sustentabilidade. Formaram um Comitê com o seu próprio pessoal para cuidar do lixo ali produzido, já que o sucesso do resort dobrou a sua procura em coisa de um ano.
O Comitê diminuiu o consumo de papéis em seus escritórios em mais de duas mil folhas por mês. O óleo de cozinha está sendo usado para tratamento de madeiras. Plantaram 400 árvores cultivadas em caixas de leite antes descartadas, e assim por diante...
Agora, inauguram uma 'Central de Lixo' para a separação dos resíduos. Até a Prefeitura local foi envolvida, o que deverá gerar a formação de uma cooperativa local para reciclagem do lixo. É um bom exemplo a ser seguido por outros empreendimentos.

CRUZEIRO EM SABORES

O Departamento de Turismo da cidade de Cruzeiro lançou um interessante movimento gastronômico com o nome de "Festival Cruzeiro em Sabores", acontecendo até 15 de setembro, e envolvendo todos os estabelecimentos cadastrados de bares e botecos.
O cliente consumirá o produto inscrito no concurso e votará via Internet, "- ...interagindo a gastronomia com a diversidade local e destacando o seu papel estratégico no processo de desenvolvimento econômico e turístico" – afirma o Diretor de Turismo da Prefeitura de Cruzeiro, Khaled Penna Valle.

ARARAQUARA, NOVO MUSEU

Estao_Ferroviria_de_Araraquara._A_Araraquarense_foi_fundada_em_1885Em 27 de agosto, às 20h, será inaugurado, na cidade de Araraquara, o 'Museu Ferroviário de Araraquara'. Estará na Praça da Estação Ferroviária e o convite é feito pela Abpf, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Aqui e ali, o setor ferroviário vai mostrando a sua importância no passado e a sua esperança no futuro.

ESPORTE & TURISMO

Essa "junção" nunca vai dar "samba". Se nós podemos juntar os dois segmentos "prá inglês ver", nós não podemos juntá-los administrativamente em lugar algum.
E, deixando bem claro, nem no âmbito federal, nem no âmbito estadual e, muito menos, no âmbito municipal.
Os verdadeiros profissionais que atuam no turismo (e não atrás das mesas de um escritório com ar condicionado) já não mais agüentam ver tantas nulidades dando palpites em nossa área.
Também não adianta termos o Turismo atrelado a outra Secretaria qualquer sem uma verba substancial e sobrecarregando um Secretário das pastas, o qual nunca terá tempo para atender aos dois setores.
O Turismo é coisa séria e, por isso, precisa ser tratado seriamente. De preferência, ouvindo aqueles que atuam no campo, deixando os poetas lá com os seus poemas...

CAVERNAS DE IPORANGA

Garganta_do_Diabo_em_IporangaO maior número de cavernas num só município você só encontra na cidade de Iporanga, a 331 km da capital paulista e a 179 km de Curitiba, na região de Apiaí que é dotada de encanto ímpar. As cavernas ficam em uma região de preservação ambiental reconhecida pela Unesco.
Em Iporanga são 360 as cavernas catalogadas. Elas estão espalhadas em 32 mil hectares de Mata Atlântica praticamente virgem, verdadeiro paraíso para os espeleólogos. Ao visitante, a possibilidade de ver de perto a fauna e a flora nativas da região sudeste do Brasil.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 16/08/2011)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região