Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista de 15 a 18 de Setembro de 2011
MIRA ESTRELA
Localizado na região ensolarada do Noroeste do Estado de São Paulo, o município de Mira Estrela nasceu por atrair um povoamento para um lugar encantador. Hoje tem a seus pés o Lago da Água Vermelha, do qual se aproveita para oferecer a sua famosa prainha.
A Prainha de Mira Estrela fica a 11 km da cidade, ligada por asfalto, e onde tem 18 casas que são alugadas aos turistas, todas elas com as indispensáveis churrasqueiras. Lugar com tranquilidade e lazer garantido. Para alugar uma dessas casas basta ligar para a Prefeitura (17) 3846-1163 que será bem encaminhado.
TRILHAS ECOLÓGICAS
Para quem gosta de se enveredar por Trilhas Ecológicas, Mira Estrela também tem o que mostrar. A Trilha dos Macacos abriga diversos deles vivendo em ambiente natural junto com outros animais. Há um posto de informações que orienta para os detalhes importantes para a boa exploração da trilha.
Ademais, importante saber que toda a região é muito agradável em vários sentidos. São mais de dez cidades que, com Mira Estrela, compõem o Núcleo de Turismo "Rios e Grandes Lagos". São cidades que formam cenários de beleza indescritíveis, com muitas opções para pernoites e variada gastronomia. Passeie por essa região!
TURISMO EM TIMBURI
Há cerca de 20 anos, quando estivemos em Timburí pela primeira vez, nós tivemos o privilégio de lá chegar em lanchas procedentes de Piraju, onde as excursões rodoviárias da nossa Agência faziam o "pião".
Aquele braço do Paranapanema, entre as duas cidades, oferece cenários que são puro espetáculo, sem faltar árvores repletas de garças ao amanhecer e ao entardecer.
E ninguém deixa de fotografar a Igreja Matriz de Timburí, iniciada em 1917, totalmente construída de forma precária em blocos de pedra de arenito, apresentando muita beleza em sua singeleza.
ECOTURISMO DOS BONS
Há várias opções para o Ecoturismo em Timburi, com destaque para a Cachoeira do Palmital (60m) entre outras. Para o turismo náutico você pode escolher entre o Rio Paranapanema, o Rio Itararé ou a Represa de Xavantes. Todos sem poluição.
Beleza e boa história em Timburi você encontra na Fazenda Himalaia, na Fazenda Domiciana ou no Sítio Ouro Verde. Visite!
CASA DE ELISA EM QUIRIRIM
Alô, descendentes de italianos ou admiradores daquela famosa cozinha. Visite o Espaço Cultural e Museu de Imigrantes anexado à Casa de Elisa, um diferenciado restaurante típico, e um dos atrativos turísticos de Quiririm. Você está convidado a passar um dia em uma aconchegante casa de imigrantes, lembrando a colonização.
Há todo um programa para você. Começa com um delicioso café caipira italiano logo à sua chegada. Em seguida, você visita uma capela centenária totalmente restaurada. As peças que lá se encontram vieram com os primeiros imigrantes. Há, ainda, a parte do Museu.
Depois você passeia pela chácara ou tira fotos tendo ao fundo a Várzea do Rio Paraíba do Sul ou a Serra da Mantiqueira. Se quiser, te oferecem uma aula de artesanato, com motivos da nossa infância. Segue-se um "senhor" almoço, farto e "fora de série". Localização: Rua Virgilio Valério, 57, centrinho de Quiririm, na cidade de Taubaté. (saída 117 e 118 da Via Dutra). Outras informações pelo fone (12) 3686-1791.
ÁGUAS DA PRATA EM ALERTA
O anúncio de ampliação de uma plantação de cana numa fazenda daquela região colocou em risco as fontes, as águas medicinais e, até, a simples água potável de Águas da Prata. A causadora: uma multinacional de São João da Boa Vista.
O veneno usado no plantio da cana, colocado diretamente no solo e, pela posição topográfica do local, contaminaria o Ribeirão da Prata de tal maneira que afetaria a água que lá se bebe, bem como a área de captação de água mineral.
O poderio econômico de uma multinacional, seja ela do tamanho que for, nunca será maior do que o poder do povo. Aquele mesmo povo que nem sempre é consultado sobre o que lhe pertence, mas que sabe exigir o respeito que merece.
PERIGO SUSPENSO
Após o movimento de protesto por parte da sua população, Iracy Xavier, da Diretoria I da Cetesb, nos informa que o processo está no EIA-Rima, mas que a empresa já anunciou desistir da implantação de novas áreas de plantio em Águas da Prata.
A esse respeito, recebemos, também, de Ivone Salete Amar, da Ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente que "- O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, tem trabalhado com o firme objetivo de melhor atender aos usuários".
E ela acrescenta: "A participação do cidadão em prol do Meio Ambiente, só vem a fortalecer e contribuir para a sustentabilidade das futuras gerações".
Assim, cabe a nós, população, a tarefa da Eterna Vigilância...
(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 13/09/2011)
< Anterior | Próximo > |
---|