Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista publicadas entre 22 a 25 de Setembro de 2011

PASSOS DOS JESUÍTAS

Acessado_por_uma_ponte_de_220m_o_local_onde_Anchieta_buscava_repouso_e_inspirao._Foto_Pref_de_ItanhamO Secretário de Turismo do Estado, Márcio França, lançou o Programa Caminha São Paulo, em sua versão "Passos dos Jesuítas – Anchieta", propondo a redescoberta de todo o potencial turístico de várias cidades paulistas.
Tendo em vista que a época de Anchieta era de caminhadas, o presente programa contempla a implantação de rotas pedestres que, como diz o secretário: "- Sempre tendo como pano de fundo as andanças dos Jesuítas e dos Bandeirantes pelo Estado de São Paulo".
O programa "Passos dos Jesuítas – Anchieta" cobre 360 km do belo litoral paulista, desde Peruíbe até Ubatuba.
Aliás, a cidade de Ubatuba acaba de comemorar os 446 anos da "Paz de Iperoig", pois Nóbrega e Anchieta foram para Ubatuba logo após fundarem o "Pateo do Collégio". Em 1563, os dois Jesuítas celebraram a "Paz de Iperoig' lá em Ubatuba, e o qual foi o primeiro Tratado de Paz das Américas.

E OS PASSOS DE ANCHIETA

Segundo consta, a rota dos Passos de Anchieta é uma das primeiras do Brasil e das Américas. Em sua extensão original poderia ser considerada das maiores do mundo visto que se estenderia desde São Paulo de Piratininga até a cidade do Recife, era terreno percorrido pelos eméritos andarilhos que foram os soldados da Companhia de Jesus.
Não haveria uma história do Brasil nos seus três primeiros séculos sem a presença desses arautos. Ao longo dessa extensa faixa litorânea divulgaram o que julgavam ser os fundamentos de uma civilização e fundaram vilas que evoluíram.
Também é atuante o roteiro "Os Passos de Anchieta" no Estado do Espírito Santo, onde foi resgatado um trecho de 100 km entre a cidade de Anchieta e a cidade de Vitória, trecho que José de Anchieta percorria regularmente duas vezes por mês. Mas isso já é outra história.

MINISTÉRIO DO TURISMO

Houve troca de Ministro. O que mudou além de 2 centímetros? Nada mudou, infelizmente. Pode até ter melhorado em alguns aspectos, pois o que saiu está mais sujo do que pau de galinheiro.
O Turismo no Brasil continuará dependendo das Entidades de Classe e dos bons profissionais que atuam em todas as áreas, até porque enquanto o Ministério do Turismo estiver sob o domínio do clã dos Sarneys, sinceramente, nada podemos esperar de positivo, além de bravatas e discursos de palanques. Gostaríamos de estar enganados!

PAVILHÃO VERA CRUZ

Pavilho_Vera_Cruz_em_So_Bernardo_do_Campo"Cia. Cinematográfica Vera Cruz". Esse nome era de respeito nas décadas de 50 e 60. Por ela foram produzidos mais de 40 bons filmes brasileiros. Foram-se as produções, mas ficaram as instalações num pavilhão que merece respeito.
A prefeitura de São Bernardo do Campo está se dedicando com bastante carinho em sua revitalização e trabalha para a transformação daqueles estúdios numa Fundação.
Nos planos, a prefeitura pretende abrir um espaço no local para qualificação da mão de obra profissional, essencial para suprir as demandas de trabalhos das funções ligadas ao mundo do cinema, da cultura e da televisão (11) 4121-7492.

DEMARCHI E BATTISTINI

Estes são nomes de dois bairros de São Bernardo do Campo que são sinônimos de boa comida ou, como também são conhecidos, aqueles da 'Rota do Frango com Polenta'.
Reconhecidamente um atrativo da cidade, uma herança da colonização italiana no município. Seus restaurantes famosos são "pratos cheios" para qualquer "bom garfo". O acesso é pelo km 26 da Rodovia dos Imigrantes, ou pelo km 23,5 da Rodovia Anchieta.

AEROPORTO DE ITANHAÉM

Aeroporto_de_Itanham_uma_realidade_disponvel._Foto_Prefeitura_de_ItanhamÉ com prazer que registramos as recentes homologações conhecidas para o bom Aeroporto de Itanhaém. Homologação da pista (maior que a pista do Santos Dumont) e a homologação do balizamento noturno, o que lhe dá autonomia para as 24 horas.
O seu terminal de passageiros é completo, climatizado, perfeito para atender duas grandes aeronaves por vez sem problema. Agora, é a vez das companhias aéreas considerarem vôos regulares para Itanhaém.
"Como nos lembra José Carlos Forssell Neto, o seu prefeito, "- Itanhaém tem 100 mil habitantes, a região litorânea tem 1,8 milhões habitantes, além do Vale do Ribeira ter mais 500 mil", e ainda oferecemos belas cidades de destino turístico". Aguardamos, pois, as companhias aéreas acordarem para esse novo filão comercial.

ASSOCIADOS E AFILIADOS

A Associação dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, mais conhecida como AMITur, estará admitindo novas Prefeituras como afiliadas a partir de Outubro. As que estiverem interessadas poderão encaminhar seus pedidos através do site: www.amitur.org.br
Também haverá espaço para a admissão de pessoas amigas que queiram se tornar Associados Participantes. Consulte a respeito.

(texto de Jarbas Favoretto. MTb 32.511 – Em 20/09/2011)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região