Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista entre os dias 01 a 04 de Dezembro de 2011

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Este__o_MSCMsica_um_dos_navios_que_estar_em_guas_brasileirasFoi iniciada em 25 de outubro a temporada de Cruzeiros Marítimos que irá até o mês de maio. Estamos com 17 grandes navios para fazer 386 viagens e levando cerca de 900 mil cruzeiristas. Destes 589 mil estarão embarcando em Santos.
Conforme lembra Ricardo Amaral, o presidente da Associação Abremar: "-Mais uma vez os cruzeiros marítimos serão sinônimos de comodidade, segurança, lazer e qualidade".
Esse tipo de turismo prima pelos cuidados que uma grande equipe bem treinada "paparica" os seus passageiros. E nas equipes foram empregados cerca de 6.000 brasileiros. Um manual de orientação para os passageiros de primeira viagem é entregue no ato da reserva contendo informações importantes para o melhor aproveitamento da viagem, já que há muito para curtir nesses navios.

EXPOSIÇÃO DE GRAVURAS

Um dos mais importantes nomes da gravura e do desenho no Brasil, criador de obras extraordinárias internacionalmente reconhecidas, agora na capital, com suas gravuras e com a primeira exposição das matrizes em metal feitas por ele ao longo de 65 anos de trabalho. Referimo-nos a Marcello Grassmann, natural da cidade de São Simão.
Trata-se de um artista de singular capacidade de expressão e absolutamente fiel às suas convicções artísticas. A exposição tem o nome de "Matéria dos Sonhos", com 33 gravuras e a edição integral das matrizes de metal que somam 217 obras.
Você pode curtir tudo isso no Espaço Cultural 'Citi', a partir de 5 de dezembro, no andar térreo da Av. Paulista, 1.111, das 9 às 19 horas em dias úteis, e, das 10 às 17 horas aos sábados, domingos e feriados. Entrada gratuita. Pessoas com problemas de acessibilidade podem entrar pela Al. Santos, 1.146.

ABRATURR-SP É TURISMO RURAL

Turismo_Rural_em_Ribeiro_PretoCom a missão de representar o setor do Turismo Rural no Estado de São Paulo, bem como fomentar o profissionalismo e o desenvolvimento sustentável do segmento e de seus associados, a Associação Paulista de Turismo Rural, com a abreviação para Abraturr-SP, vem desempenhando de forma elogiável e galhardamente as suas funções.
Apesar de seu pouco tempo de existência, essa entidade paulista tem se destacado nas principais iniciativas em tudo o que diga respeito ao Turismo Rural. Já é reconhecida como importante fator agregador. Se você é do Turismo Rural ou deseja dele fazer parte, associe-se à Abraturr-SP. Faça a sua inscrição pelo site: www.abraturrsp.org.br.

CONCURSO DE FOTOS

Fotos de paisagens, eventos, pontos turísticos e demais belezas do Estado de São Paulo. A promoção é da Secretaria Estadual de Turismo e as fotos podem ser enviadas até fins de janeiro/2012. O programa tem o nome de "Clica SP".
Além de prêmios que serão ofertados, as melhores fotos ficarão expostas nos sites da Secretaria. Se você gosta de fotografar faça a sua inscrição pelo site www.turismo.sp.gov.br onde estão todos os demais detalhes a respeito. Participe!

JARDIM DAS CEREJEIRAS

Jardim_das_Cerejeiras_em_Paraguau_Paulista._Foto_Antnio_MarcosA cerejeira nos lembra daquela fruta saborosa, bem como da sua origem japonesa e das excelentes fotos quando ela está florida. O belo Jardim das Cerejeiras da Estância Turística de Paraguaçu Paulista faz por merecer outro predicado: Pode ser considerado um verdadeiro patrimônio ambiental.
Certamente, devemos aos imigrantes japoneses que ali se fixaram. O local foi objeto de um planejamento e execução orientados por um paisagista japonês que procurou caracterizar formas significativas.
Este é um dos atrativos que você precisa conhecer em Paraguaçu Paulista, uma oficial Estância Turística localizada entre as cidades de Assis e Quatá, na região Oeste do Estado de São Paulo.

OS DESENTENDIDOS

De longa data acompanhamos os esforços da Secretaria Estadual de Turismo para tornar todas as cidades do Estado aptas para receberem os benefícios que um ou mais dos 56 segmentos do Turismo podem lhes trazer.
Essa habilitação passa, necessariamente, pela obrigação de cada uma delas ter o seu respectivo Conselho Municipal de Turismo. Se é que queiram colher frutos nesse "pomar" do Turismo.
No momento do citado esforço é que se vê o quanto muitas das nossas cidades perderam (e ainda vão perder) por não terem implantado os seus Conselhos Municipais conforme o modelo distribuído pelo Conselho Estadual desde 1996.

CEGUEIRA NO PODER

Há cidades que ficam amarradas às fórmulas caseiras, onde alguém na cidade se arvora como um semi Deus, pensando ser o único que "sabe tudo". Na verdade os que assim pensam são os que nada sabem!
Há os que ocupam cargos importantes para o turismo (e que não são definitivos) com tanta cegueira do poder que acabam por não lhes deixar enxergar um palmo diante do nariz. O pior: Eles fingem que entenderam!

(Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –29-11-2011)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região