Notas do Turismo Paulista publicadas entre 21 a 24 de junho de 2012
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
"- A questão do patrimônio histórico perpassa diversos setores da sociedade trazendo ao debate o seu papel no mundo contemporâneo", como ensina Péricles de Oliveira, Gestor Cultural em São João Del-Rei (MG). Ele diz mais: "- O conjunto do patrimônio histórico engloba todos os bens culturais que possuem representatividade para a história e a identidade da sociedade, quer seja por sua exemplaridade, quer por sua singularidade"
O conceito de patrimônio histórico tem evoluído ao longo do tempo. Sua revitalização é sempre necessária, merecendo inclusive aporte financeiro do BID e outros Bancos. Dessa forma a comum utilização de imóveis de valor histórico para fins culturais está ao alcance de todos.
Vemos em várias cidades o aproveitamento de velhas edificações e estações ferroviárias restauradas para diversas finalidades. Essas restaurações podem ter o dinheiro das Leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. Todas as prefeituras deveriam ter olhos para isso. Não apenas algumas delas.
SUSTENTABILIDADE
Tendo em vista que a recuperação de bens culturais ocupa lugar importante no coração das comunidades e é muito bem recebida por sua população, nos cabe aproveitar este fato como um importante atrativo turístico a ser bem explorado.
A sustentabilidade e o papel do patrimônio natural e cultural, bem como o planejamento de visitação foi tema já bem apresentado em anterior Congresso do Turismo Paulista pela Professora Beatriz Veroneze Stigliano, diretora da Universidade Federal de São Carlos.
Os aspectos que estarão em evidência são de grande valia para os profissionais que lidam com o turismo, bem como os membros das nossas prefeituras.
NUPORANGA
Eis uma interessante Estância Climática próxima à Batatais (SP).
Nuporanga é parte integrante do famoso "Roteiro de Portinari". Um dos primeiros roteiros criados por ocasião do lançamento do Clube da Terceira Idade por parte da então Secretaria de Estado de Esportes e Turismo, com base em excursões que se fazia mensalmente.
Em Nuporanga, o Departamento de Turismo da Prefeitura esmera-se em bem atender os seus visitantes, e atualmente quebra a cabeça para resolver o seu problema hoteleiro. Mas isso não impede uma visita à "Usina Dourados" que requer licença prévia, mas a queda lateral das suas águas é um espetáculo.
Na cidade, uma conversa numa esquina pode ser ouvida na esquina seguinte (devido às características o ar, portanto: não recomendável para os fofoqueiros de plantão). A cidade tem uma cooperativa de artesanato, produto que é muito forte e variado. Vale conhecer.
IPERÓ E IPANEMA
A menos de uma hora da capital e a 5 km de Boituva (SP), você pode passear pela Floresta Nacional de Ipanema, no município de Iperó. Ali estão as ruínas e os marcos históricos da Siderúrgica Ipanema, a primeira do Brasil.
Nos roteiros o visitante fica conhecendo onde nasceu o Visconde de Pôrto Seguro (Francisco Adolfo de Varnhagem), também a barragem de Hedeberg com seus altos fornos, a Serra Araçoiaba com suas trilhas, a Pedra Santa e a Foz do Rio Verde.
Quando você ali chegar, da portaria vão encaminhá-lo para o setor de atendimento, pois as visitas exigem Guias locais. Há uma taxa de simbólica por pessoa. Para grupos, aconselhamos agendar com antecedência (15) 3266-9099.
ATENÇÃO AGÊNCIAS
Há Agências de Viagens da capital paulistana já se interessando também pelo Interior e Litoral do nosso Estado, e descobrindo o que temos dito à exaustão:
No Estado de São Paulo temos de tudo o que o turista venha precisar ou a desejar. Temos até um "solão" como no nordeste (Conheça o calor de Santa Fé do Sul, Cardoso, Santa Clara D'Oeste ou Rubinéia, para citar algumas).
Temos regiões de montanhas, como é sabido, que proporcionam vistas esplendorosas. É um Estado riquíssimo em águas fluviais e lacustres, com outra grande vantagem: uma gastronomia muito boa e para todos os paladares. Algumas cidades com pratos locais que só lá vocês comem. E quem vai dizer que não temos belíssimas praias?
TURISMO NÁUTICO
Falando em turismo náutico os municípios dispondo de rios ou represas podem desenvolver projetos que geram valorização das áreas, mais empregos e lazer (tudo gerando impostos).
A AMITur oferece o seu Departamento especializado para estudos preliminares (gratuitos). É dirigido por Dr. José Nelson Moura, graduado por nossa Escola Naval e pela U.S. Army Enginner School. Ele é reconhecido como "Professional Member" pela "Federation Europeene de Ports de Plaisence". Consulte: (11) 3758-0142.
(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 19/06/2012)