Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista publicadas entre 28 a 30 de Junho de 2012
ESPOSIÇÃO DAS CIDADES,
O Salão São Paulo de Turismo, edição 2012, foi inaugurado oficialmente no último dia 20 pelo Secretário de Estado Cláudio Valverde que representou o governador Alckmin, junto com outras autoridades.
Apesar de muito frio e chuva e de ser no mesmo horário do 'Rio+20', foi grande a presença de público na ocasião em que é dada a melhor chance para as cidades interioranas se promover junto os profissionais do turismo, os mesmo que vendem mais de 70% do turismo do país.
Mesmo com a falta de algumas cidades por problemas de ano eleitoral, tivemos oportunidade de contatar inúmeras cidades excelentes para passeios de um ou mais dias e algumas surpresas que iremos relatar em nossas próximas colunas. Foi o décimo primeiro ano, sempre mostrando as novidades interioranas.
O CONGRESSO PAULISTA
Por sua vez, tivemos a inauguração do 12º. Congresso do Turismo Paulista, em mesa presidida pelo presidente da AMITur Jarbas Favoretto, organizador do evento em estreita parceria com a Conteúdo Brasil Feiras e Eventos, o atual Secretário de Turismo do Estado Cláudio Valverde, Deputado Itamar Borges, Deputado Orlando Bolçone, Deputado Sebastião Santos, presidente da Aprecesp Herculano Passos Filho, presidente da Abih Bruno Omori, presidente da Abav William Périco, presidente da Federação de Conventions Márcio Santiago, e o presidente da Federação Nacional de Turismo Michel Tuma Ness.
HOMENAGENS
Na ocasião foi homenageado o diretor de turismo da cidade de São Roque, Sandro Cobello, por ter se revelado um excelente dirigente de Turismo na sua cidade e ainda por comandar com muito brilho o Fórum dos Conselhos Regionais do Estado, batalhador incansável e de competência invejável.
Outro homenageado foi o ex prefeito de Brotas, Orlando Pereira Du Barreto Neto, não só por ter tornado Brotas o que ela é hoje, mas pelos relevantes serviços que vem prestando aos municípios interessados em nosso setor, inclusive tendo acompanhado a AMITur em trinta e quatro eventos e palestras pelo Interior do Estado com a AMITur.
Faltou entregar a homenagem para Marcela Moro, destacada turismóloga, mestre em comunicação, professora e ótima consultora que atua entre nós, com relevantes serviços já prestados ao turismo. Houve falha da direção do evento, que pede desculpas. Mas essa justa homenagem será prestada oportunamente.
EXPO ARTISTAS PAULISTAS
Uma idéia que surpreendeu a todos agradavelmente foi a primeira exposição exclusivamente de Artistas Paulistas. Por ser a primeira vez, e por razões econômicas, foi limitado a apenas um artista por cidade (houve exceções), e foram pedidas apenas obras de óleo sobre tela e acrílico sobre tela.
A experiência serviu para anotarmos o que se fará a seguir, já que ficou claro nós termos inúmeros grandes artistas, além dos nossos renomados que o mundo já conhece. Também notamos que algumas prefeituras precisam dar mais atenção para os seus artistas. Até porque eles também são atrações turísticas. Captam divisas para a cidade. É uma questão de inteligência.
Foram expostas 102 obras, além de duas dezenas que ficaram pelos estandes. O Dr. Emanuel Von Lauenstein Massarani foi o principal responsável pelo sucesso da mostra, organizando com competência a distribuição das telas de forma harmônica. Ele é presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico de São Paulo, Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa, curador e crítico de arte.
A bem da verdade, o espaço gratuito para os nossos bons Artistas só foi possível por ter sido patrocinada em parte pelo Deputado Itamar Borges, pois uma exposição desse tipo exige amplo espaço para circulação dos interessados.
SELO DE ACESSIBILIDADE
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, bem dirigida por Bruno Omori, fechou uma parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas e lançou o Selo de Acessibilidade e Inclusão Social, tendo por objetivo orientar os empresários quanto à adequação correta das edificações.
Também haverá sensibilização e capacitação sobre as necessidades de funcionários e clientes com características físicas e sensoriais especiais. Aproveitando o embalo, vão incentivar a inclusão social nas grandes empresas.
Já não se trata apenas de uma atitude humana por parte dos empresários. Existe Lei em vigor obrigando os estabelecimentos terem acesso e condições de acessibilidade. O problema é que muitos empresários fazem de conta que não é com eles.
A Abih e a Abnt pretendem mostrar que não é caro nem difícil tornar os estabelecimentos acessíveis adequadamente. Afinal, sempre será mais barato fazer o que é preciso do que ter de pagar as multas que podem advir.
(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 26/06/2012)
< Anterior | Próximo > |
---|