Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista entre os dias 27 a 30 de setembro de 2012

TURISMO EM SÃO BERNARDO

A_cidade_da_Criana_em_So_Bernardo_tem_os_brinquedos_que_a_garotada_gostaÉ uma cidade melhor equipada do que muitas das nossas Estâncias, e que as pessoas geralmente vinculam o seu nome às indústrias automobilísticas ou moveleiras. Mas ela já se apresenta transformada em um destino turístico de se 'tirar o chapéu'. Não só por sua "Rota dos Restaurantes" ou pela "Cidade da Criança" que voltou a funcionar graças à parceria da prefeitura com a iniciativa privada.
São Bernardo está conveniada com o São Paulo Convention, até porque possui uma boa rede hoteleira com espaço para eventos de pequeno e médio porte.
Conta com um "Grupo Gestor de Turismo" tendo boa participação do trade turístico e o importante apoio da sua prefeitura, que está preparando a Lei constituindo o seu Conselho de Turismo nos moldes recomendado pelo Conselho Estadual de Turismo

POTENCIAL SÃO-BERNARDENSE

A_Canoagem_ser_item_importante_da_prefeitura_de_So_Bernardo_para_aproveitar_a_Represa_Billing._Foto_Thales_StadlerA Calçada do Lorena e o Caminho do Mar pertencem ao município de São Bernardo. Como moldura há a riqueza da fauna e da flora da sua Mata Atlântica. O Parque Estoril deve ser contabilizado como atração turística, tanto quanto o Pavilhão da pioneira Cia. Cinematográfica Vera Cruz e a Cidade da TV com acervo de três mil itens (único no país).
E a sua Secretaria de Cultura está construindo o "Museu do Trabalho e do Trabalhador". Assim, São Bernardo do Campo se apresenta como justa candidata a uma de nossas novas Estâncias Turísticas.

NÚMEROS DE BROTAS

Quando se fala em Estâncias Turísticas em São Paulo, considera-se como tal a cidade de Brotas por inúmeras razões, devido a um profícuo trabalho iniciado em 1994 por um bom prefeito e um bom e correto Conselho Municipal de Turismo. Chegou aonde chegou!
Embora a cidade tenha várias dezenas de hotéis, pousadas, restaurantes, agências, etc., nós nos detivemos em alguns números verificados, em recente fim de semana, das pessoas que foram se orientar apenas num só dos seus Postos de Informações.
Das 574 pessoas registradas, 65% eram do próprio interior paulista. Outras 23% foram da capital. 1,5% do litoral e 9,40% do Grande São Paulo e ABC. O restante de outros países ou Estados brasileiros.
São números interessantes a nos mostrar que, às vezes, o nosso turista em potencial está nas cidades do nosso próprio Estado. Sem desprezarmos, é claro, a capital paulistana até porque ela se constitui no maior pólo emissor de Turismo que temos no país e, quiçá, em toda America Latina.

A FLORESTA DE GUARULHOS

Lago_dos_Patos_em_Guarulhos_dica_para_seu_lazerAo ouvir falar de Guarulhos as pessoas associam o nome ao nosso Aeroporto Internacional. Quem diria que temos ali também uma floresta? Não só a temos, como também por Decreto ela tem um nome: 'Floresta Estadual de Guarulhos', e com 92 hectares.
A oficialização foi feita pelo Governador com o objetivo de fomentar atividades de manejo florestal e de agro florestal sustentável, tanto quanto a criação de pomares de sementes de espécies nativas e, com isso, gerando alternativas de renda.
Foi prevista, ainda, a transferência de tecnologia de produção desenvolvida pelo setor público, a incentivar e a valorizar as propriedades rurais com o adequado uso da terra, permitindo ao proprietário rural aprender a desenvolver novas possibilidades de retorno econômico com a devida conservação ambiental.

NA PEDRA GRANDE

Também abrangendo os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista temos oficialmente criado o 'Monumento Natural Estadual da Pedra Grande', tendo por objetivo preservar os atributos bióticos, abióticos e cênicos daquele maciço.
As áreas dos parques, florestas e monumento citados deverão ser de posse e domínio públicos e, para isso, a Fundação Florestal teve prazo para elaborar o levantamento fundiário detalhado das ocupações e propriedades das áreas inseridas nas mesmas.
Por conseguinte, pensou-se na aquisição amigável das propriedades particulares para evitar as declarações de utilidade pública para fins de desapropriações. Estimou-se ainda a criação de um Conselho Consultivo para cada unidade, conforme regras ditadas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

DOM LUIZ

Assim ele é conhecido e venerado internacionalmente entre os empresários e autoridades. Aqui, no Brasil, ele é conhecido por Luiz Figueira de Quental, um filho da Ilha da Madeira, com seus mais de 80 anos de muita experiência. Por sua força, nós sempre repetimos que ele vale por três: um Luiz; um Figueira; e um Quental!
Nós, do Turismo, o conhecemos por Quental, um ranzinza português que sabe ser bem malcriado quando lhe pisam no calo. Mas, ele é adorado pela maioria por sua honestidade, honradez e lealdade.
Hoje, Quental é um baluarte da Abresi e presta inquestionável ajuda ao presidente Nelson da Abreu Pinto, da CNTur, E, ainda, coordena o Congresso da Cihat que vai acontecer em 29 de Outubro, em São Paulo. Ao amigo Quental desejamos vida ainda mais longa entre nós!

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511, 25-09-2012)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região