Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista de 03 a 06 de dezembro de 2009

RUÍNAS  DO  ABAREBEBÊ
Trata-se de um sítio Arqueológico com as ruínas da Igreja de São João Batista, construída em Peruíbe em 1530, naquela época pertencente à Capitania de São Vicente. É o único Aldeamento do litoral paulista hoje tombado pelo Condephaat.
As Ruínas do Abarebebê é uma das atrações daquele município. Tem entrada controlada e custa $1,00. Ao lado da capela foi construído o segundo colégio do Brasil para catequese de meninos.
A cidade também apresenta peças arqueológicas da região no seu Museu Histórico. E para quem quiser ‘beber’ Cultura: a Biblioteca Municipal tem mais de dez mil títulos à disposição. Visite Peruíbe. 
CAMINHOS  DO  CENTRO OESTE
O Sebrae-SP, tendo por parceiras as dez prefeituras envolvidas, lançou na cidade de Lençóis Paulista o Catálogo do Circuito Turístico Caminho do Centro Oeste Paulista, o Núcleo de Turismo (número 2) que está saindo do papel doze anos depois de ser sido ’bolado’.
O fato é um novo tento marcado pelo Sebrae-SP, o qual se dedicou em dar forma e patrocinar o Catálogo que dará força na divulgações dos bons atrativos turísticos que são oferecidos pelas cidades de: Agudos, Avaí, Arealva, Bauru, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Macatuba, Piratininga e Pederneiras.
Agora dependerá de a iniciativa privada fazer a sua parte, com apôio dos Comtur’s daquelas cidades, e que esperamos vê-las se mostrando no próximo Salão São Paulo de Turismo. 

MAPA  DAS  SENSAÇÕES
Com marca registrada e tudo o mais, foi lançado na capital paulistana o ‘Mapa das Sensações’, uma idéia do Caio Luiz de Carvalho concretizada pela SPTuris da Prefeitura de São Paulo e com apôio do Comtur da capital.
Mostra uma centena de lugares da cidade para você aproveitar todos os sentidos que temos na vida das pessoas, na vida das cidades, além dos simples atos de ver, tocar, provar, cheirar e ouvir. 
Além do pioneirismo do produto, há também o inusitado fato de tudo isso ter sido criado a partir de indicações dos próprios turistas e visitantes que foram pesquisados. Eles foram estimulados a justificar as suas indicações e compartilhar as experiências sensoriais neles vividas de forma a dar um real conteúdo ao Mapa das Sensações.
Como se vê, mesmo sabendo que muitos mapas podem ser feitos, nunca se pensou em algo tão objetivo, tão específico e tão bem feito. 

FESTIVAL DO MEXILHÃO    
Mais uma atração de Caraguatatuba será realizada nos dias 11 a 13 de dezembro. Desta vez é o oitavo Festival do Mexilhão. 
Na abertura, dia 11, haverá uma apresentação cultural com os alunos das oficinas da Fundacc, a eficiente Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, uma organização modelar. Depois, shows diários.
Contudo, o atrativo maior é constituído pela apresentação de diversas receitas feitas com mariscos, e que você poderá saborear. Inclusive as mais tradicionais, como o lambe-lambe, marisco à vinagrete e marisco no bafo. A novidade será o marisco defumado.
Como afirma a amiga jornalista Selma Gallo: “- Os caiçaras de Caraguá encontraram nos festivais gastronômicos uma forma de gerar renda com a venda de pratos típicos e valorizar a cultura de cada um”. 

TROFÉUS  DA  GASTRONOMIA
Mais uma vez tivemos no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo a entrega dos prêmios anuais aos jornalistas, radialistas e fotógrafos que se destacaram na publicação de trabalhos abordando a gastronomia da capital paulistana.
Essa honraria foi criada pela Comissão de Turismo, Lazer e Gastronomia da Câmara Municipal há doze anos e mereceu um Decreto para homenagear o diploma que a cidade recebeu de “A Capital Mundial da Gastronomia”, uma das lutas da Abresi e do seu chairman, o mestre Dom Luiz de Quental.
Destacamos neste ano, entre tantos bons profissionais, o prêmio destinado para a Maristela Bignardi, assessora de imprensa da Secretaria de Turismo do Estado, por seu trabalho na redação do livro “São Paulo Show Case”. O Coordenador de Turismo do Estado, Luiz Flaviano, esteve presente para prestigiar o evento. 

CURSOS  DE  TURISMO
A ABL e Associados está disponibilizando, entre outros, especiais Cursos para Guias de Turismo (12 meses) e para Agente de Viagens (3 meses). Seu titular, Prof Mário Lacerda, foi um dos mais criativos Agentes Operadores que se tem notícia. Foi obra dele as primeiras excursões para o Pantanal, para citarmos só um exemplo. Sua escola fica no Metrô Saúde, em São Paulo. Informações: (11) 5599-4264.  

NA MATA ATLÂNTICA
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado anunciou o Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na região da Mata Atlântica, onde investirá 26 milhões de reais nos seus parques estaduais: Petar (Alto ribeira) Caverna do diabo, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Intervales e Ilhabela. O objetivo é consolidar a vocação do turismo sustentável.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 01/12/2009)

É Proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias, em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor, sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais , do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa". 

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região