Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista de 06 a 09 de maio de 2010
Avistar 2010
De 14 a 16 de maio, no Parque Villalobos, em São Paulo, uma oportunidade para você participar do maior encontro sulamericano de observação de aves. É o quinto ano que teremos esse evento, o qual é acompanhado de um Congresso, mostra de arte naturalista, mini cursos, e atividades para a garotada através de educação ambiental, arte e cultura naturalista. Informações: (11) 2532-2495.
Organizado em parceria com as entidades de pesquisa nesse segmento, o “Avistar” tem por objetivo divulgar a observação como atividade de lazer, educação e turismo sustentável. Por isso é também recomendável para quem gosta de apreciar a beleza das aves sem se preocupar com conhecimentos técnico-científicos.
--------------------------------------------------------------------------------
Salão Brasileiro
De 26 a 30 de Maio, nas dependências do Anhembi, em São Paulo, será realizado o quinto Salão Brasileiro do Turismo – Roteiros do Brasil, onde serão apresentados os roteiros dos 26 Estados brasileiros, já que em nossa capital está o maior potencial de compradores e são os que todo o Brasil deseja conquistar. Mais informações (61) 3323-1072.
--------------------------------------------------------------------------------
Regionalização e Municipalização
Em meio à regionalização do Turismo, o que no Estado de São Paulo estamos fazendo já faz vinte anos, é preciso não esquecer a importância da Municipalização. Pois, um não existe sem o outro. Até porque é num só município que se faz o “peão’ para os demais municípios vizinhos.
Algumas pessoas parecem não entender a sua real significação ou, ao menos, ignoram qual o seu alcance e utilidade. Pior ainda quando a pessoa ignorante está “sentada” no poder. Na área do Turismo, a municipalização é um processo de desenvolvimento turístico através da conscientização da população, esta a principal beneficiária das ações que forem realizadas no município.
Planejamento e Gerenciamento
O fato de uma cidade ter um ou vários atrativos turísticos não é suficiente para que a atividade cresça e apareça. As vantagens que o turismo pode trazer, e com ele os benefícios sociais, econômicos e ambientais, só poderão ser desfrutados se houver um planejamento e um gerenciamento dentro de um contexto correto e bem orientado.
E isso, melhor e mais rapidamente poderá ser alcançado montando-se um correto Conselho Municipal de Turismo, seguindo o modelo recomendado pelo Conselho Estadual de Turismo. A AMITur vem apoiando tal implantação e promove reuniões de esclarecimentos. Se a sua cidade está precisando de uma ajuda ligue para (11) 3758-0142.
Regionalização com Sucesso
Os casos de sucesso e outras novidades na regionalização do Turismo quem pode falar melhor do que ninguém é a Coordenadora Geral de Regionalização do Ministério do Turismo, a competente e dedicada Ana Clévia Guerreiro Lima. Ela se dispôs a vir para São Paulo no dia 17 de Junho próximo, exclusivamente para apresentar um painel no Congresso do Turismo Paulista. As inscrições para assistir estão nos sites www.amitur.org.br e www.salaospturismo.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
Tur SP está em Moda
A nova Agência do governo do Estado, instituída para a divulgação do potencial paulista, principalmente além fronteiras, está se organizando, embora já esteja atuando.
Uma equipe de competentes profissionais e uma assessoria aguerrida estão sob comando de Luciane Leite, presidente da “Tur SP”. Ela brindará os congressistas com um painel que será apresentado no dia 17 de junho, após a inauguração do Salão São Paulo de Turismo.
--------------------------------------------------------------------------------
Outras Opções do Dia
Já que estamos tratando do dia 17 de junho de 2010, vale lembrar que naquele dia o engenheiro e pesquisador da USP, Maurício Delgado, mostrará os melhores caminhos para planejar o turismo na sua cidade.
O Ecoturismo e o Turismo de Aventura serão apresentados pelo presidente da Abeta e da Alaya Expedições, Jean-Claude Razel, que mostrará ser um negócio baseado na segurança e na sustentabilidade.
Ainda na mesma data, você poderá saber um pouco mais sobre a elaboração de projetos turísticos através da equipe da AMITur. Faça a sua inscrição para os painéis que desejar assistir através dos citados sites; www.amitur.org.br ou www.salaospturismo.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
Os Difíceis Meandros
Os meandros do turismo paulista continuam em curvas difíceis por inépcia do(s) governo(s) do Estado, na opinião deste escriba. Tudo é feito com remendos e nem sempre com a perspicácia necessária. O Governador tampão chega e nos diz que vai manter a equipe anterior. Agora, já começam os zunzuns de que este ou aquele não estão ‘firmes’.
Como é que uma Secretaria de Estado pode produzir com uma zorra dessa? O Turismo, por exemplo, já faz tempo que tem uma equipe reduzida. Mas a máquina governamental finge que está tudo bem, e os responsáveis diretos é que se lasquem. Voltamos a insistir para que haja mais responsabilidade e mais inteligência no turismo do Estado.
(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – 4/05/2010)
É proibida reprodução total ou parcial do conteúdo destas matérias em qualquer veículo de comunicação sem a prévia e devida autorização de seu autor sob pena de aplicação da legislação que protege os direitos autorais do Código Penal Brasileiro e da Lei de Imprensa".
< Anterior | Próximo > |
---|