Clique nas fotos para ampliar.

NOTAS DO TURISMO PAULISTA ,publicadas de 25 a 27 de outubro de 2024.

CICLISTAS DE RESPEITO

Os ciclistas de Franca (SP) no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.Conhecemos um grupo de amigos pedalando 540 km de Franca até o Santuário de Aparecida.
Esse Grupo de francanos já pedalou de Paris até Santiago de Compostela, na Espanha.
O trecho de Franca até Aparecida se repete todos os anos, mas a edição aqui referia foi especial, pois os ciclistas foram os primeiros a percorrer o Caminho da Fé após a sua Câmara ter aprovado a Lei oficializando as saídas da cidade de Franca.
No roteiro estão as cidades paulistas e mineiras de Patrocínio Paulista, Itirapuã, São Tomaz de Aquino, São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Monte Santo e Arceburgo. Esta última cidade, antes de Mococa, é de onde parte outro trecho do Caminho da Fé.

Na foto: Os ciclistas de Franca (SP) no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

CAMINHO DA FÉ

Parada para foto no Caminho da Fé em bike. O Caminho da Fé foi criado em 2003, inspirado em Santiago de Compostela, na Espanha, e em nossa versão inicial, a partida era feita em Águas da Prata indo até Aparecida.
Ao longo dos anos, outros ramais foram criados e, após diversas tentativas, Franca foi inserida.
"A viagem é sempre marcante e aguardada com ansiedade por todos nós" – disse o ciclista Ângelo Braga, pela segunda vez indo de bicicleta até Aparecida. – "E estamos felizes por nossas pedaladas coincidirem com a nova Lei Municipal".

Na foto: Parada para foto no Caminho da Fé em bike.

RIO PARDO DE SÃO JOSÉ

Ponte Pênsil em São José do Rio Pardo (SP).Várias são as cidades que homenagearam São José com o seu próprio nome.
Contudo, São José do Rio Pardo tem um destaque especial por traduzir melhor o que seja exemplar cidade interiorana.
Um bonito coreto, numa praça agradável, tendo por destaque imponente e bonita igreja matriz, povo bonito e hospitaleiro, tudo isso proporciona ao turista o que mais ele procura desfrutar em suas andanças, ou seja, o bom ar à sua volta.
A cidade está localizada entre Casa Branca e Caconde e está a 265 km da capital paulistana, ligada por boas estradas e com muita coisa boa pelo caminho.
Você precisa curtir São José do Rio Pardo.

Na foto: Ponte Pênsil em São José do Rio Pardo (SP).

EUCLIDES DA CUNHA

Na cabana de zinco foi escrito “Os Sertões”.O Recanto Euclidiano é um dos pontos obrigatórios de visitação em São José do Rio Pardo por contar parte da história brasileira pelas mãos daquele jornalista que também foi o engenheiro construtor da ponte metálica que ficou famosa.
Ao lado do Recanto Euclidiano está a Ilha de São Pedro com sua ponte pênsil.
Tudo isso aos pés do morro do Cristo Redentor, de onde se tem boa visão da redondeza.
A Casa da Cultura, o Centro Cultural Ítalo Brasileiro, o Epidauro, a Biblioteca, o Museu e, até o restaurado prédio do Cine Teatro local demonstra o alto grau de cultura do seu povo.
Desnecessário dizer que a gastronomia agrada sempre.
Assim é São José do Rio Pardo, terra onde os políticos republicanos da época foram os primeiros a romper os laços com a Monarquia, bem antes do advento da nossa República.
A cidade ficou conhecida como "O Berço da República".

Na foto: Na cabana de zinco foi escrito "Os Sertões".

ANIVERSÁRIO DE SÃO SIMÃO (SP)

Museu de Marcelo Grassmann, em São Simão (SP).Fundada em 28 de outubro de 1824, a cidade de São Simão (SP) está comemorando um significativo aniversário.
Seu bom prefeito Marcos Daniel certamente estará também festejando a sua boa gestão até com inauguração de novidade em sua praça principal.
Agora é o momento de lembrar, também, de Simão da Silva Teixeira, o "Bandeirante" fundador de São Simão, tendo saído de Casa Branca, sozinho pela mata, à procura de terra para agricultura e cuja história interessante você precisa conhecer.

Na foto: Museu de Marcelo Grassmann, em São Simão (SP).

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – outubro/2024)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região