Clique nas fotos para ampliar.
Notas do Turismo Paulista de 13 a 16 de janeiro de 2011
A ATRATIVA ROSANA
A cidade só foi emancipada em 1990. Assim, ela já é maior de idade, embora ainda bem jovem. Ali estão duas Usinas Hidroelétricas, com eclusa para facilitar a navegação fluvial que possibilitará a nossa ligação com o Mercosul.
Em Rosana já está funcionando uma boa Universidade (a Unesp) onde, entre outros cursos, está implantado o Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente, e o qual atende estudantes de toda aquela região extrema do nosso Estado.
A prefeitura muito laboriosa e eficiente de Rosana armou-se de departamentos competentes, e dos que mais se destacam estão o de Cultura e o de Turismo com seguidos eventos de garantido sucesso.
PARQUE BALNEÁRIO
Inaugurado em 1998, o parque de Rosana contém completa infraestrutura para todos que queiram se divertir. Há restaurantes, camping, praia, quadras e campos de futebol de areia, quiosques, etc.
O lugar atrai todo o pessoal da região e encanta os turistas procedentes de lugares mais distantes. A região é belíssima, com 34 mil hectares de parque que são bem cuidados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Claro está que a pesca em Rosana é outro item que se destaca para os aficionados. Programe seu fim de semana na cidade de Rosana.
LEMBRETUR 01
O sentido prático de difundir o potencial de uma cidade no campo das Artes, da sua História, do seu Folclore, dos seus Pontos de Visitação e Locais de Recreação é através do Turismo.
O Turismo, para apresentar melhores resultados para uma cidade, sempre terá de contar com um indispensável Conselho Municipal de Turismo, constituído por maioria de representantes da iniciativa privada.
Por quê?
Pelo simples fato de que, quando vier a ocorrer a mudança do prefeito, ou a mudança do comando político da cidade, não venha o setor a sofrer os corriqueiros problemas de interrupção.
Os representantes do governo municipal costumam ser quase sempre substituídos. E os que entram sempre estão mais "por fora" do que joelho de escoteiro.
Assim, quem abriga e mantém os interesses envolvidos através do Turismo são os representantes da iniciativa privada. Exatamente por este motivo eles terão de ser a maioria e, também, contribuir com a sua parte de trabalho.
QUEM DEVE COMPOR ?
Quais serão os componentes de um Conselho Municipal de Turismo? Como melhor montá-lo? São as perguntas que mais nos fazem.
No modelo de Lei aprovado pelo Conselho Estadual de Turismo vamos encontrar as sugestões do que é melhor.
De nada adianta pensar em copiar algo projetado para uma grande capital ou, pior ainda, seguir algum modelo de gabinete feito por pessoa sem a necessária experiência de campo.
No citado modelo que também é recomendado pela AMITur está a tradução e a indicação dos melhores caminhos para o rápido desenvolvimento econômico e social do seu município. Basta não permitir a mutilação no texto com os palpites de pessoas que nem sabem o que dizem.
O QUE É IMPORTANTE
Se nós insistimos numa maioria de dois terços de membros da iniciativa privada, também contamos que os prefeitos indiquem os seus representantes especializados em seus respectivos setores, para que eles venham somar com os profissionais das diversas áreas ligadas ao Turismo e, assim, harmoniosamente, muito será produzido em benefício da cidade e até em benefício da própria gestão política.
Um detalhe: É inútil a indicação de titulares de Secretarias que não aparecem em reunião alguma, ou que só aparecem nos coquetéis e na hora das fotografias. Muito melhor será optar por um funcionário de carreira e que se interesse por colaborar com o setor.
Para César o que é de César, e ao Conselho o que é do Conselho!
PASSEIOS BUCÓLICOS
Os passeios em trilhas naturais ganham cada vez mais adeptos. Muitos desses passeios transmitem a poesia das florestas, dos campos, dos lagos e dos riachos. E vem acompanhado do canto dos pássaros e daquele ar puro que a gente estava precisando.
Às vezes a pousada ou o hotel-fazenda pode não ser tudo o que você esperava. Sempre há um ou outro detalhe que você poderá "pôr reparo".
Contudo, é preciso ter espírito esportivo, curtir o ambiente do campo e estar preparado para as muitas surpresas agradáveis que certamente estarão te aguardando.
Além do que, o que mais importa mesmo é você ir experimentando o maior número possível de lugares assim. Um fim de semana aqui. Outro fim de semana acolá... Se não aproveitarmos agora o que a vida nos oferece, quando iremos fazê-lo?
(Jarbas Favoretto, MTb-32.511, em 10/01/2011)
< Anterior | Próximo > |
---|