Clique nas fotos para ampliar.

Notas do Turismo Paulista de 08 a 10 de Abril de 2011

ÔNIBUS VERDE

nibus_eltrico_hbrido_de_clula_a_combustvelPor iniciativa da Federação das Empresas de Ônibus de Turismo (Fresp), foi contratado um técnico ambiental que visita as empresas de turismo e fretamento verificando as necessidades de cada um para adequação em defesa de um crescimento sustentável em busca de um certificado ambiental.
A Fresp deseja que as empresas de ônibus de turismo e fretamento invistam em ações sustentáveis e lançará um Selo Ambiental que, assim, identificará quem está de acordo com a legislação vigente e quem se importa com o assunto.

H = C, C, C, C + ?


Na terra das letrinhas também participamos. Neste caso, porém, é apenas para chamar a sua atenção. Queremos nos referir à Hospitalidade com profissionalismo que precisa estar sempre presente no turismo. Como ensina Djacy de Almeida: Nem só de cama, comida, caminho e comida sobrevive a hospitalidade.
Para você saber tudo a respeito desse 'algo mais' o Congresso do Turismo Paulista foi buscar o professor Djacy para ministrar palestra a esse respeito, no dia 18 de junho, por ocasião do Salão São Paulo de Turismo. Inscreva-se no site www.salaospturimos.com.br

 

EXEMPLO DE SUCESSO

Dr._Orlando_Du_Barrreto_um_dos_palestrantesOutra apresentação excelente os congressistas assistirão no dia 18 de junho. É a que será apresentada pelo ex prefeito de Brotas, Orlando Du Barreto. Ele mostrará quais foram os segredos do grande sucesso que vimos se transformar a cidade de Brotas que, dizemos nós, no início dos anos 90 só tinha um prefeito e um monte de árvores. Nada mais.
Convém você conhecer as peripécias havidas para transformar o potencial turístico então existente na realidade que temos hoje. Inúmeras cidades interioranas têm o mesmo potencial e precisam saber como melhor explorá-lo. Saiba como, assistindo essa palestra. Faça a sua inscrição hoje mesmo.

O CONGRESSO

O Congresso do Turismo Paulista é realizado no mesmo local da décima edição do Salão São Paulo de Turismo, onde você verá muitas novidades.
Agora você pode se inscrever num só Curso, ou num só horário que oferece sempre dois Cursos optativos. Ou ainda, se inscrever 'por dia', podendo assistir a todos os Cursos daquele dia gozando de um desconto respectivo.

CULTURA COM DINHEIRO

Secretaria de Estado da Cultura investe R$ 34 milhões no Programa de Ação Cultural em 26 editais que serão lançados até o fim do ano. Os primeiros a serem lançados, ainda neste mês, são: Produção Inédita de Teatro, Circulação Espetáculo de Teatro, Produção de Dança, Festivais de Arte, HQ, Cinema – Animação para Séries de TV, Telefilmes, Cinema – Finalização, Cinema – Produção ou Documentário.
O esquema é para investir diretamente, e de forma democrática, em projetos culturais. Será fomentada e difundida a cultura paulista na capital, no interior e no litoral. O ProAC é um programa do Governo de São Paulo que tem como objetivo disponibilizar recursos financeiros públicos para atender a demanda de produção artístico e cultural.

TURISMO SEM DINHEIRO

Resta perguntar quando teremos para a Secretaria de Turismo o programa ProTUR nos mesmos moldes do ProAC, Claro, com a mesma verba. Certo?
As Estâncias, bem ou mal, têm as suas verbas garantidas por Lei e nada temos contra. Aplaudimos.
Mas, se falarmos em democracia, então deveremos lembrar que existem 578 cidades que não são Estâncias, mas também são "filhas de Deus" com diz o dito popular. E quase metade delas tem potencial superior a algumas ditas atuais Estâncias!

FIGUREIRAS DE TAUBATÉ

Tipo_de_trabalho_das_Figureiras_de_Taubat._Foto_Regina_StellaA arte figurativa em peças que retratam a religiosidade, as cenas do cotidiano e os animais da fauna rural são os produtos das chamadas "Figureiras". Em Taubaté está um dos seus mais característicos pólos.
Ali, na "Casa do Figureiro", são 36 os artistas que trabalham em escala de 4 horas diárias, produzindo peças de valores ao alcance de qualquer bolso. A própria Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) adotou como seu símbolo um pavão "de cauda em relevo" feito por uma daquelas figureiras.

ARTESANATO & CARTILHA

A cidade de Timburi tem a sua Casa do Artesão e presta o necessário apôio aos artesãos da cidade com um local adequado para expor os seus produtos e facilitando a exibição para os turistas.
Também merece elogios a criação por parte da sua Coordenadoria Municipal de Turismo de uma "Cartilha de Educação Turística". Os alunos de todos os graus, bem como o comércio em geral, têm onde ler sobre a importância do Turismo, a História do Município e a Educação Ambiental. Programe uns dias de sua folga nessa região.

(texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –07/04/2011)

Desenvolvido por:
Guia comercial Circuito BR 116, ferramenta de desenvolvimento da região